Sobre o

Autismo

A AFAPAB foi fundada em agosto de 2009, com a missão de auxiliar famílias de crianças dentro do espectro, proporcionando ensino de qualidade.

Nossa associação oferece atendimento pedagógico e multidisciplinar, utilizando técnicas e estratégias de ensino específicas para crianças autistas.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O TEA é caracterizado por condições que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social, sendo classificado como um transtorno do desenvolvimento.

Crianças com transtorno do espectro autista vivenciam uma trajetória de desenvolvimento em áreas como cognição social, comunicação e padrões de interesses comportamentos bem diferentes do comum. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico.

Aspectos no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. prevalência é maior no sexo masculino. A identificação de atrasos no desenvolvimento, O diagnóstico oportuno do TEA e o encaminhamento para intervenções comportamentais e o apoio educacional na idade mais precoce possível podem levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

O diagnóstico do TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detecção de alterações sugestivas de TEA, devendo ser devidamente aplicados durante as consultas de puericultura na Atenção Primária à Saúde. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante O atendimento da criança..

A lei A Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

É importante destacar que O indivíduo no espectro é considerado deficiente para todos os efeitos legais e assim, tem seus direitos assegurados. A Lei n° 12.764 aponta, em seu artigo 3°, os direitos da pessoa no espectro autista.

Em 8 de janeiro de 2020, foi sancionada a Lei no 13.977, também conhecida como "Lei Romeo Mion" em homenagem a Romeo Mion, que está no espectro e é filho do apresentador brasileiro e ativista da causa TEA, Marcos Mion.

Um dos principais pontos dessa lei é a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Segundo seu texto, essa carteira busca "garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social"

Escolha profissionais para acompanhar o desenvolvimento da criança com autismo e ajudar nas decisões sobre a educação e o tratamento.

Mantenha-se atualizado sobre novas opções de terapias e tecnologias.

Para uma criança autista, é desafiador não saber o que vai acontecer. Por isso estabelecer uma rotina estável e previsível faz com que ela se sinta mais segura e tranquila.

O desenvolvimento do autista depende muito dos estímulos para a relação interpessoal e outras atividades que envolvem o ambiente ao redor.

Uma pessoa com autismo precisa ter suas habilidades estimuladas por meio de brincadeiras.

Screenasdshot_2

© Copyright 2025 2RS Soluções Web - All Rights Reserved